ARTE POP!

Seja pela semelhança na alegria das cores vistas na Pop Art ou no prefixo que deriva a palavra popular, não há melhor maneira para definir o trabalho do brasileiro Eduardo Kobra, que caiu nas graças do público durante as Olímpiadas com seu painel de 170 metros de extensão no Boulevard Olímpico, no Rio.
Certamente nos últimos dias, o feed de vocês também deve ter ganhado um colorido especial graças à essa street art carregada de significados e, que embora muitos desconheçam a história ou quem assinou, passa uma mensagem de otimisto e alegria em apenas um olhar.
A arte "Las Etnias" possui cinco figuras  (o mesmo número de anéis olímpicos e continentes que participam dos jogos ) e  represnta também a diversidade dos povos através de figuras indígenas

Kobra já declarou em entrevista que: "o maior museu é a rua, ao ar livre, o que faz com que a arte possa chegar a todas as pessoas, pobres ou ricas". Existe, afinal, o que defina melhor tudo isso que o país viveu nos últimos dias?! 
O processo de criação do painel durou cerca de dois meses e este foi o maior já feito por um único artista no mundo

Mas, engana-se quem pensa que esse trabalho pode ser visto apenas por aqui. O artista há tempos ganhou o mundo e como talentoso profissional é possível detectar sua arte de imediato. Seus traços perfeitos, a grandiosidade das obras e as cores vibrantes são algumas belas características do trabalho de Kobra. 
Oscar Niemeyer - Praça Oswaldo Cruz , São Paulo

Seja em São Paulo, onde possui dezenas de painéis espalhados pela cidade. Ou no Taiti! (Pensei aqui no lugar mais longe, sem olhar no mapa. haha). Sua arte roda o globo!
"Nativas" - Taiti

Registrei um de seus grafites durante uma das minhas idas a São Paulo. Perdi as outras, mas essa pega o finalzinho da parede multicolorida! haha 
Retrato de Albert Einstein "Genial é andar de bike" - Oscar Freire, São Paulo

E não é só essa "selva de pedras" que ganhou um colorido especial. Olhem só as artes presentes em Nova York, respectivamente em Chelsea e Williansburg no Brooklyn
"O beijo" - Chelsea, Nova York

Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat: "Brigue pela Arte de Rua" - Williamsburg, Brooklyn

Além de Miami e Los Angeles:
John Lennon e Yoko Ono: "Dê uma chance à Paz" - Wynwood, Miami 

Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela e Martin Luther King: "Olhar a Paz" - Los Angeles

E em diversos países, na maioria das vezes com mensagens fortes e personalidades importantes: 
"Mariachi" - México

Arthur Rubistein (pianista polonês) - Lodz, Polônia

Malala Yousafzai (jovem paquistanesa ganhadora do Nobel da Paz em 2014) "Paz" - Roma, Itália

Moscou, Rússia (próximo ao Teatro Bolshoi)

Imagens: reprodução 


Fantástico, hein?! 

E tem muito mais no site oficial do Eduardo Kobra aqui!

Não tive a oportunidade de ver de perto os grafites do Rio, mas confesso que estou louca pra ver essa obra de perto e garantir o registro, claro. Não podia deixar de compartilhar aqui esse ponto de vista sobre um dos maiores artistas de street art do mundo e que é brasileiro. Orgulho pra nós!

Espero que tenham gostado do post, um pouco diferente, mas uma delícia de pesquisar/escrever. <3

Beijos,

Duda



Duda Emmerick

Jornalista, Consultora de Moda com cursos na área como Jornalismo de Moda - FACHA e Coolhunting - FASM/SP. Cursando Pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda pelo IED Rio.