ESPAÇO PERFUME - FASM

Como prometi, vim trazer um post mostrando um pouco do Espaço Perfume da FASM em parceria com O Boticário, que conheci durante uma tarde após curso lá em São Paulo. O acervo bastante completo, conta a história do perfume desde o Antigo Egito com seus vários rituais e curiosidades bem específicas. São cerca de cinco mil anos de muita história. 

É traçada uma linha cronológica mostrando, inclusive, a relação da moda com o perfume. Até hoje grandes maisons se sustentam graças a produção desses itens de luxo mais acessíveis. Dá pra acreditar que o Chanel nº5, por exemplo, surgiu de um "erro" do perfumista de Coco Chanel ao misturar muitas bases fortes?! A estilista amou a fragrância, que é até hoje uma das mais vendidas do mundo e possui uma intensa fixação graças a esse detalhe. 
imagem:reprodução

Outra curiosidade que me chamou atenção foi a de que o Angel (já foi meu favorito) de Thierry  Mugler foi o primeiro a usar notas adocicadas em sua composição. Tudo para lembrar ao máximo a infância do designer. 

À medida em que as mulheres desejavam se destacar mais na sociedade, surgiam novas opções no mercado para afirmar essa nova fase feminina. Incrível acompanhar essa evolução. 
O acervo com mais de 500 peças, traz uma área exclusiva destinada a contar a história do perfume no Brasil entre os anos de 1940 e 1970. Demais! Ah, você sabe a origem da expressão "cê-cê"?! Se não sabe, vale a pena conferir:
O espaço amplo conta com 210m² que abrigam equipamentos super modernos para os visitantes terem uma noção bastante interativa sobre a composição do perfume. Como uma máquina importada da França que explica de forma bem didática as três notas que compõem um perfume. E acreditem: exala os aromas específicos de cada escala, para exemplicar perfeitamente. É o máximo! 

Em detalhes: dois vidros muito importantes!
O primeiro, original de 1861, foi pintado à mão com ouro para um dos casamentos da família Bonaparte. Já o segundo, trata-se de uma reedição do frasco usado por Napoleão Bonaparte durante a Guerra dos Sete Anos.

Também existe um setor dedicado exclusivamente aos frascos, onde no final do tour você pode simular numa tela como seria o designer do seu vidro de perfume ideal. 

Quem tiver a chance de conhecer não pode perder essa oportunidade. Falei brevemente no post, mas existem muitas peculiaridades a serem descobertas. Fica a dica!

Espaço Perfume
Rua Dr. Emílio Ribas, 110 - Perdizes - São Paulo 


Duda Emmerick

Jornalista, Consultora de Moda com cursos na área como Jornalismo de Moda - FACHA e Coolhunting - FASM/SP. Cursando Pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda pelo IED Rio.