estamos em manutenção, MAS a gente volta rapidinho! ✌️
confira as novidades no fb.com/dudaemmerickblog ou instagram.com/dudaemmerick

Diário de Coaching #1

O post de hoje fala sobre uma experiência super pessoal e que divido aqui com vocês com muito entusiasmo: as sessões de coaching. Vou explicar bem do meu jeitinho como tem sido descobrir as minhas potencialidades e trabalhá-las. Além de aprender a cada encontro algo novo e mais, aplicar de imediato no meu dia a dia. 

É importante saber que: "coaching" é o processo, "coach" é o profissional e "coachee" o cliente. Já os momentos de insights são chamados de "coacheble"

Mas, vamos começar pelo início de tudo?!

Tive o prazer de assistir a uma palestra do Willian Molliari Júnior (Master Coach ICI e fundador da AVANTE - Centro de Inteligências Avançadas), durante a Convenção da Fermoplast - evento em que também fui palestrante e fiquei encantada com seu trabalho. Confesso que "uma mosquinha me picou ali" e fiquei muito curiosa em saber como aquele trabalho (que foi direcionado a um grupo de pessoas com foco na área comercial) poderia ser aplicado no individual, comigo. Desde então, trocamos contato e depois de um longo papo em que pontuei todas as áreas da minha vida, o Willian me apresentou um "mundo" de possibilidades focadas totalmente em mim. Demais!

Alguns benefícios do coaching:
- Aumento do desenvolvimento pessoal e profissional; 
- Habilidades para uma comunicação clara e eficaz;
- Aquisição de novos hábitos para gerar novos resultados; 
- Aumento da disciplina e planejamento, entre outros; 
Primeira Sessão: estabelecendo as metas

Uma das coisas que mais acho fantásticas no mundo é a nossa capacidade de aprender, evoluir e melhorar em todos os aspectos. E junto com o processo de terapia (que faço há mais de um ano), encontrei no coaching algo bastante dinâmico e que traz resultados imediatos. E o melhor, TODO MUDO pode (e deve!) fazer.


"O coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas, de forma a maximizar o seu desempenho. É ajudá-las a aprender, ao invés de ensinar algo a elas". 
Timothy Gallwey (2000)

Como o Willian define nessa metáfora: "o coaching é comparado a água. Dentro do coachee existe uma terra fértil. A água (coaching) irriga as sementes que são as metas, objetivos e foco do coachee. Um resultado de curto prazo é obtido através do autoconhecimento que cria insights e uma predisposição a agir. Já os frutos (as tais sementes germinadas) são o resultado de médio prazo (por ser um processo de conquista e desempenho), e de longo prazo. Que pode ser visto como uma árvore frontosa, cheia de frutos e que por possuir sustentabilidade, é o que impacta na conquista, na meta realizada, no legado, no transbordar do coachee.
Meu coach, Willian Molliari Júnior, em ação apresentando um dos métodos organizacionais para otimizar a rotina

Eu confesso que este ano desejava experimentar algumas mudanças. A "falta de rotina" pode ser um grande agente sabotador e uma das minhas buscas é por uma maior organização e otimização do meu tempo. Para o Willian, o momento certo para começar o coaching é "toda vez que a pessoa sentir a nessecidade ou o desejo de avançar em alguma conquista/meta ou resolução de algum problema, seja pessoal ou profissional."

E sobre o ponto alto na sua trajetória, ele destaca o feedback dos clientes como algo que não dá pra mensurar: "o retorno que meus clientes trazem através de e-mails, áudios no whatsapp, nas próprias sessões onde relatam suas conquistas e vitórias é, realmente, o que me encanta. Ver o crescimento de cada um na prática é fascinante". 

Algumas dicas do Willian na hora de escolher um bom profissional de coaching: 
- Procure, pelo menos, três clientes deste profissional e ouça a experiência deles; 
- Avalie o currículo do coach escolhido;
- Observe a conduta do profissional e confira se o que ele fala é aplicado por ele, nele mesmo; 


"No coaching, o principal agente de mudança para conquistar o estado desejável é o próprio cliente." 

Willian Moliari Júnior



Gostaram?!

Quero muito dividir por aqui as minhas experiências com o coaching e, de repente até contribuir com quem deseja experimentar esse trabalho. Confesso que já tem sido uma experiência transformadora. 

Pra quem quiser conferir mais sobre o trabalho do Willian, basta curtir sua página CIA AVANTE e ficar por dentro de todas as novidades. 

E eu, claro, volto pra falar mais também!

Tecnologia do Blogger.